Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Os Verdes recomendam ao Governo requalificação urgente do IP3

O grupo parlamentar Os Verdes entregou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo a requalificação urgente do IP 3, entre Coimbra e Viseu, criando duas faixas em cada sentido e separador central.

Os Verdes recomendam ao Governo requalificação urgente do IP3
Notícias ao Minuto

16:49 - 12/06/18 por Lusa

Política Assembleia da República

O Itinerário Principal (IP) 3 "é a principal ligação, e a mais curta, entre duas das principais cidades do centro do país", que foi concluída há 30 anos, refere o grupo parlamentar, no projeto de resolução.

"Para além de ser um elemento fundamental em termos de mobilidade nestes territórios, reveste-se igualmente de um caráter estruturante, fazendo a ligação às autoestradas A1, A25, A24 e A14, assim como o IC6 e o IC12 afluem ao IP3", acrescenta.

Por tudo isto, no entender do grupo parlamentar, o IP3 é "um eixo rodoviário relevante para ligar a região entre si, e desta para o país, e indiretamente para o estrangeiro, contribuindo para atenuar os problemas da interioridade deste território".

O partido ecologista exemplifica que em troços como entre Coimbra (Trouxemil) e o nó de acesso ao IC6 (Penacova) "circulam quase 20 mil veículos por dia, muitos dos quais pesados".

"Esta estrada, desde que entrou em funcionamento, revelou os problemas que derivam do seu traçado sinuoso e a consequente insegurança, sendo considerada uma das estradas mais perigosas do país, onde ocorreram milhares de acidentes com vítimas mortais", sublinha.

Segundo Os Verdes, "de entre as intervenções prioritárias, é reclamada a reparação urgente do piso da via, a estabilização dos taludes (de particular importância pela ocorrência de incêndios), a correção dos graves problemas de segurança e a instalação de separador central no lanço onde ainda não existe".

"Os utentes defendem que entre Coimbra e Viseu a estrada tenha via dupla em toda a sua extensão (perto de 80 quilómetros) e que sejam suprimidos os cruzamentos de nível", acrescenta.

O grupo parlamentar refere que, além da exigência pela requalificação, os utentes querem garantias de que, posteriormente, não serão introduzidas portagens.

Em abril, o Governo anunciou que pretende avançar com a requalificação do IP3.

Apesar deste anúncio, é "fundamental garantir efetivamente a requalificação célere do IP3, não só pela redução do tempo despendido no seu percurso, mas para garantir as condições de segurança que têm estado seriamente comprometidas com o atual estado desta estrada", argumentam Os Verdes.

Atendendo a que "a conclusão da requalificação, na melhor das hipóteses, ocorrerá lá para 2023, é necessário tomar medidas urgentes no sentido de garantir a segurança dos utilizadores e evitar a ocorrência de acidentes graves que se continuam a verificar nesta estrada", acrescentam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório