Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PCP vai questionar Governo sobre contratação de trabalhadores na STCP

O PCP anunciou hoje que vai questionar o Ministério das Finanças sobre a contratação coletiva e de trabalhadores na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), por entender haver uma "grande falta" de recursos humanos.

PCP vai questionar Governo sobre contratação de trabalhadores na STCP
Notícias ao Minuto

20:15 - 11/06/18 por Lusa

Política Partidos

Depois de uma reunião com as estruturas representativas dos trabalhadores da STCP, os deputados eleitos pelo círculo do Porto Jorge Machado e Diana Ferreira adiantaram à Lusa terem necessidade de confrontar o Governo sobre este assunto, dado tratar-se de suprir as necessidades dos utentes.

A contratação coletiva e de trabalhadores na STCP, que está bloqueada no Ministério das Finanças, "é urgente" porque o número de motoristas "é deficitário", referiram.

Os comunistas afirmaram que as insuficiências e atrasos dos autocarros são algumas das consequências desta falta de meios o que, muitas vezes, leva os utentes a "virarem-se" contra os motoristas que não tem responsabilidade alguma.

Atualmente, a STCP tem 924 motoristas, segundo números veiculados pelas comissões aos deputados, precisando de mais 80, frisaram.

"O que nos foi transmitido é que a Autoridade Metropolitana dos Transportes do Porto e alguns municípios estão hoje a ser entraves às alterações necessárias para que a operação da STCP seja, do ponto de vista operacional, mais eficaz e termine com algum canibalismo por parte de privados que invadem as áreas de intervenção da STCP", vincaram.

Jorge Machado e Diana Ferreira salientaram que, além desta questão relativa à contratação de trabalhadores, vão ainda questionar o Governo de António Costa sobre o alargamento do Museu da STCP e a gestão do processo de utilização dos elétricos por parte desta empresa.

"Essa questão ficou de fora do âmbito do acordo entre Governo e municípios, havendo uma indefinição sobre quem vai gerir este processo, nomeadamente do elétrico que é apetecível do ponto de vista turístico", sustentaram.

É importante saber quem vai liderar estes processos e que medidas vão ser tomadas neste âmbito, consideraram.

Os deputados lembraram que o PCP mantém as preocupações quanto à municipalização da STCP, sublinhando que os problemas que vão surgindo lhe dão "cada vez mais" razão sobre o facto do processo ter sido "errado".

Defendendo que a STCP deve ser promovida como operadora interna na Área Metropolitana do Porto, Jorge Machado e Diana Ferreira vincaram que, para isso, têm de ser tomadas medidas de ponto de vista humano e material para operar de forma eficaz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório