Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Odores "insuportáveis". Denunciada poluição em fábrica em Alcarraques

Grupo parlamentar Os Verdes quer saber que medidas adicionais serão tomadas para reduzir os efeitos negativos no meio ambiente da laboração da fábrica situada em Alcarraques.

Odores "insuportáveis". Denunciada poluição em fábrica em Alcarraques
Notícias ao Minuto

12:20 - 11/06/18 por Melissa Lopes

Política Ambiente

O grupo parlamentar Os Verdes questionou o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre o que diz ser o “considerável acréscimo de poluição, ao nível dos recursos hídricos, dos solos, do ruído e , em particular, da qualidade do ar” resultantes de uma fábrica em Alcarraques, em Coimbra.

Em comunicado, Os Verdes descrevem que os odores que se fazem sentir na zona, não só na localidade de Alcarraque, mas também a vários quilómetros de distância (inclusive no centro de Coimbra), são “insuportáveis”.

Tais odores são mais notórios em dias nublados, de chuva e ventos fortes de norte, e resultam da laboração de uma unidade industrial de produção e refinação de bagaço cru de azeitona que está instalada naquela localidade, refere o partido ecologista.

Face ao problema, o grupo parlamentar Os Verdes endereçou ao Governo um conjunto de perguntas, nomeadamente: "Tendo em conta as inúmeras queixas existentes em relação às consequências para o ambiente e para a saúde da laboração da referida unidade industrial de bagaço de azeitona, não considera o Governo que ninguém compreenderá se a ampliação dessa unidade não for sujeita a Avaliação de Impacte Ambiental?"

O grupo parlamentar quer também saber que medidas adicionais serão tomadas para reduzir os efeitos negativos no meio.

Sobre as emissões gasosas, pergunta o partido se estas têm estado dentro dos valores limite e com que frequência esse controlo tem sido feito nos últimos dois anos.

Os ecologistas querem ainda saber se as medições de ruído e vibrações têm sido realizados, se os resultados estão dentro dos parâmetros legais e ainda quem é que realiza tais medições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório