Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Cortes comunitários? Governo a bater-se "pelo melhor resultado possível”

O primeiro-ministro assegurou, em Ponta Delgada, que estão a ser desenvolvidos esforços para salvaguardar as regiões ultraperiféricas no quadro comunitário.

Cortes comunitários? Governo a bater-se "pelo melhor resultado possível”
Notícias ao Minuto

23:36 - 09/06/18 por Filipa Matias Pereira

Política António Costa

À margem do início das comemoração do 10 de junho, que têm lugar em Ponta Delgada, António Costa abordou, em declarações aos jornalistas, a temática dos cortes previstos no quadro comunitário para as regiões ultraperiféricas, entre as quais os Açores.

De acordo com o primeiro-ministro, “um dos pontos fundamentais da negociação é precisamente a preservação do POSEI (Sub-Programa para a Região Autónoma dos Açores)”, assegurou, recordando que muito recentemente assinou, juntamente com o presidente do Governo Regional dos Açores, Emmanuel Macron, Mariano Rajoy e os representantes das regiões ultraperiféricas da França e de Espanha, uma posição comum de negociação para a defesa dos interesses destas regiões que prolongam a Europa no mundo e, em particular as nossas duas regiões autónomas, que nos dão esta profundidade atlântica única".

O socialista assegurou ainda que as negociações neste domínio ainda estão em cima da mesa e que o Governo se tem “batido para ter o melhor resultado possível”.

Costa considera, inclusive, que já houve uma “grande evolução”, justificando que a primeira perspetiva apontava para um corte de 30% na política de coesão.

Posteriormente, “o primeiro documento formal da Comissão propunha um corte de 15% e neste momento estamos em 7%. Há ainda perspetivas de continuar a trabalhar para melhorar também no âmbito da política agrícola designadamente para evitar um corte significativo no segundo pilar que é o que está relacionado com o desenvolvimento rural e a questão da região autónoma dos Açores”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório