Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Ribeiro e Castro e a questão levantada sobre o processo de Manuel Vicente

“Seria interessante saber se, na eventualidade de Manuel Vicente ser acusado nalgum processo no Reino Unido, envolvendo outros réus, seria concebível que algum tribunal britânico separasse o processo e este fosse enviado para ser concluído em Angola”, é esta a reação de Ribeiro e Castro ao pedido de adesão de Angola à comunidade de países de língua inglesa.

Ribeiro e Castro e a questão levantada sobre o processo de Manuel Vicente
Notícias ao Minuto

12:30 - 08/06/18 por Tiago Miguel Simões

Política Angola

Depois de Boris Johnson, ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, anunciar no Twitter que Angola se prepara para pedir a adesão à Commonwealth, comunidade que junta os países de língua inglesa, da qual, por exemplo, já faz parte Moçambique, José Ribeiro e Castro fez questão de relembrar a decisão portuguesa de enviar o processo de Manuel Vicente, antigo vice-presidente de Angola, acusado de corrupção, para Angola. 

“Seria interessante saber se, na eventualidade de Manuel Vicente ser acusado nalgum processo no Reino Unido, envolvendo outros réus, seria concebível que algum tribunal britânico separasse o processo e este fosse enviado para ser concluído em Angola”, questiona o ex-líder do CDS lembrando a muito criticada decisão do Tribunal da Relação. 

Depois deste processo, as relações entre Portugal e Angola tremeram, ganhando apenas um novo balão de oxigénio após o envio do processo para Luanda, o que levou muitos a considerarem esta decisão mais política do que jurídica, tal como chegou a considerar Miguel Sousa Tavares. Por isso, Ribeiro e Castro reforça a questão. “Seria mais interessante saber se isto poderia acontecer no Reino Unido depois de ter sido impossível notificar Manuel Vicente da acusação”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório