Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

BE questiona Governo sobre investimentos na Unidade de Saúde da Guarda

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje que questionou o Governo sobre a contratação de profissionais e sobre o reforço do investimento na Unidade Local de Saúde da Guarda para requalificação de um dos antigos pavilhões do hospital.

BE questiona Governo sobre investimentos na Unidade de Saúde da Guarda
Notícias ao Minuto

09:51 - 06/06/18 por Lusa

Política Moisés Ferreira

O deputado Moisés Ferreira visitou recentemente o Hospital Sousa Martins, que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, e dirigiu uma pergunta ao Ministério da Saúde sobre a razão de não estarem a "ser autorizadas as contratações de enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico, assistentes operacionais e outros profissionais".

"Quantos pedidos de autorização para contratação foram feitos em 2018 e quantos foram autorizados?", questiona o BE.

O partido quer ainda saber do Governo se "vai autorizar e garantir o financiamento para a requalificação do pavilhão 5" do hospital da Guarda - que até à abertura do novo bloco, em junho de 2014, alojou vários serviços, incluindo as urgências - e "qual o calendário e a verba para essa requalificação e para a localização, neste pavilhão, do centro materno infantil".

Em relação à contratação de novos profissionais, o deputado Moisés Ferreira sublinha ainda no documento que as autorizações "continuam sem chegar" e que a ULS/Guarda é "obrigada a prestar serviços com défice de enfermeiros, de técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica ou de assistentes operacionais".

Uma situação que, segundo o BE, "coloca enormes desafios e dificuldades para garantir o funcionamento de todos os serviços e garantir todos os turnos".

Ao nível das instalações do Hospital Sousa Martins, o deputado bloquista refere a necessidade de ser feita a requalificação do denominado pavilhão 5, com cerca de 20 anos de existência, para acolher o centro materno infantil da unidade de saúde da Guarda.

O BE apurou que a intervenção no pavilhão 5 está orçada em cerca de sete milhões de euros e que "terá merecido acordo por parte do Governo", mas considera que, "mais do que acordo, é necessário o compromisso e o calendário da obra".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório