Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Bloco quer ver melhorados os cuidados de saúde em freguesia de Aveiro

O Bloco de Esquerda agendou para quarta-feira a discussão no Parlamento de um projeto de resolução para reforçar os cuidados médicos e de enfermagem na extensão de saúde de Nossa Senhora de Fátima, Aveiro.

Bloco quer ver melhorados os cuidados de saúde em freguesia de Aveiro
Notícias ao Minuto

11:41 - 04/06/18 por Lusa

Política Moisés Ferreira

"O nosso projeto de resolução é simples e eficaz: recomenda que a extensão de saúde tenha mais dias e mais horas com médico, e não só aquelas três horas à segunda-feira, e recomenda que durante toda a semana existam cuidados de enfermagem", disse aos jornalistas o deputado Moisés Ferreira, na apresentação do projeto de resolução.

A iniciativa parlamentar surge na sequência de uma manifestação da população, realizada a 21 de maio, reclamando melhores cuidados de saúde, a que o Bloco se associou em solidariedade, tendo na ocasião se comprometido a levar o assunto à Assembleia da República.

"O Bloco apresentou um projeto de resolução e já o agendou para esta quarta-feira. Esperamos que seja aprovado esta semana e que todos os partidos se comprometam com o melhor acesso à saúde da parte da população de Nossa Senhora de Fátima e com a melhoria das condições de funcionamento da extensão de saúde em causa", disse.

O deputado salientou que "o horário de três horas por semana é claramente insuficiente" e "há muitas pessoas que, se precisarem de médico, de enfermeiro, ou de levantar uma receita, são obrigadas a percorrer quilómetros".

"O que nos foi dito por muitas pessoas é que por não terem carro ou transporte público condigno, com horários em condições, muitas vezes têm de fazer esse caminho a pé, demorando várias horas, ou mesmo optando por nem sequer o fazer. Em Pleno século 21 é inadmissível que haja pessoas que não têm acesso a cuidados de saúde porque os cuidados de saúde não estão próximos", disse Moisés Ferreira, para quem está a ser posto em causa o direito à saúde, constitucionalmente consagrado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório