Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Costa prepara eleições dispensando qualquer acordo com a Esquerda"

No entendimento de Francisco Louçã, "António Costa está confortável com a ideia de ter definido o PS como um partido de centro".

"Costa prepara eleições dispensando qualquer acordo com a Esquerda"
Notícias ao Minuto

22:22 - 01/06/18 por Filipa Matias Pereira

Política Louçã

Faz uma semana que o Partido Socialista se reuniu na Batalha para mais um Congresso. Tecendo um rescaldo desta reunião magna, Francisco Louçã, no seu habitual espaço de debate na antena da SIC Notícias, defende que “António Costa está confortável com a ideia de ter definido o PS como um partido de centro, muito abrangente, procurando explorar as fragilidades da Direita”.

Para lá disso, ressalva o antigo coordenador do Bloco de Esquerda, o PS tem, ao mesmo tempo, “uma ala com mais pontos com a Esquerda e que faz uma intervenção mais ideológica do ponto de vista das funções públicas”.

O primeiro-ministro mostrou “que está a preparar as próximas eleições dispensando qualquer acordo com a Esquerda. E isso é que o leva a ser muito contido”, defende o bloquista.

Já o número dois do Governo, Augusto Santos Silva, “procurou fazer com que os partidos da Esquerda cometessem erros. Procurou provocá-los com alguma elegância”.

Por sua vez, “António Costa é sobretudo mais hábil e sabe bem que os temas em que não conseguiu acordo com os partidos da Esquerda são mais difíceis para o Governo que sair das próximas eleições e mais difíceis de negociar do ponto de vista político”, analisa Louçã. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório