Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Não se pode avançar no futuro de braço dado" com a direita

O dirigente socialista Augusto Santos Silva prometeu hoje centrar o combate político "na direita", justificando que "não se pode avançar no futuro de braço dado" com os que querem "enfraquecer o Estado social".

"Não se pode avançar no futuro de braço dado" com a direita
Notícias ao Minuto

16:20 - 26/05/18 por Lusa

Política Santos Silva

Numa curta intervenção perante o 22.º Congresso do PS, que decorre até domingo na Batalha (Leiria), Santos Silva defendeu um debate interno vivo, mas com o combate virado para fora.

"Por mim, não combato nenhum socialista de nenhuma tendência ou opinião, combato a direita. Não se pode avançar no futuro de braço dado com aqueles cujo ideário continua a ser continuar a enfraquecer o Estado social, desproteger as pessoas, repor discriminações, tolerar ou acentuar desigualdades", afirmou, recebendo aplausos de uma sala ainda meio vazia depois da pausa para almoço.

O também ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que as melhores respostas aos desafios atuais só se podem encontrar "no quadro do socialismo democrático", acrescentando que "é no espaço da União Europeia que elas mais bem podem vingar".

Santos Silva apelou ao envolvimento de "todos os socialistas sem qualquer exceção" nos debates e combates do partido, sustentando que "quanto mais vivo for o debate interno mais fortes" serão as propostas do PS.

"O debate não chega se não for acompanhado pelo combate, igualmente vivo e determinado, e sempre um combate contido e democrático", defendeu.

Além do combate à direita, Santos Silva disse combater também "as tentativas de retirar autonomia ao PS e negar-lhe o papel de partido central no espaço político português".

O dirigente socialista rejeitou ainda qualquer pretensão de "limitar a ambição reformista do PS ou diminuir a sua capacidade de se afirmar como partido da esquerda democrática progressista e europeísta".

Desde do final da manhã, as intervenções políticas sobre as moções de estratégia têm sido intercaladas por pequenos vídeos com o 'slogan' "Prometemos, Cumprimos", onde são destacadas medidas concretizadas pelos socialistas ou as metas orçamentais alcançadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório