Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Verdes querem proibir utilização de medicamentos com diclofenac

Partido entregou na Assembleia da República projeto de lei que propõe proibição destes fármacos.

Verdes querem proibir utilização de medicamentos com diclofenac
Notícias ao Minuto

20:38 - 24/05/18 por Natacha Nunes Costa

Política Biodiversidade

Os Verdes entregaram, esta quinta-feira, na Assembleia da República, um projeto de lei que propõe impedir a comercialização de medicamentos veterinários que contenham o princípio ativo diclofenac.

De acordo com o comunicado enviado pelo partido ao Notícias ao Minuto, a utilização destes fármacos, muito utilizados na pecuária, têm-se revelado letais para as aves necrófagas, a uma dimensão preocupante na Ásia. Perante estes dados, os Verdes defendem ser necessário acabar com a comercialização deste medicamento em Portugal para evitar este perigo.

“Os Verdes consideram que se impõem medidas que erradiquem perigos e que preservem espécies sensíveis e ameaçadas, dadas as responsabilidades de Portugal, que ratificou convenções internacionais tão relevantes como a Convenção sobre a Diversidade Biológica ou a Convenção sobre a Conservação de Espécies Migradoras pertencentes à Fauna Selvagem”, lê-se no documento.

Recorde-se que o diclofenac é um anti-inflamatório não esteroide, utilizado desde a década de 60, utilizado tanto a nível humano como veterinário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório