Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Eurodeputados socialistas prometem lutar por SNS universal e de qualidade

Lisboa, 21 mai (Lusa) - O presidente da delegação socialista no Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho, manifestou hoje pesar pelo falecimento de António Arnaut e prometeu empenho na promoção de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) universal e de qualidade.

Eurodeputados socialistas prometem lutar por SNS universal e de qualidade
Notícias ao Minuto

17:20 - 21/05/18 por Lusa

Política Carlos Zorrinho

O antigo ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut, fundador do PS, criador do SNS, antigo grão-mestre do Grande Oriente Lusitano e bastonário da Ordem dos Advogados, morreu hoje em Coimbra, aos 82 anos.

Numa mensagem enviada à agência Lusa em nome da delegação do PS no Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho classifica António Arnaut como um "homem extraordinário, grande socialista, de humanidade infatigável".

"As suas causas são as nossas causas e a sua luta de uma vida a nossa luta. Prosseguiremos o combate pela promoção de um serviço nacional de saúde, universal e geral, com elevados padrões de qualidade", salienta-se na mensagem assinada pelo antigo líder parlamentar do PS.

António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, concelho de Penela, distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936, e estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra.

Presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, grão-mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Poeta e escritor, António Arnaut envolveu-se desde jovem na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório