Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Bloco vai propor novos limites à jornada de trabalho de motoristas

O deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira anunciou hoje que o partido vai propor alterações legislativas na Assembleia da República para impor limites às jornadas de trabalho nos transportes públicos.

Bloco vai propor novos limites à jornada de trabalho de motoristas
Notícias ao Minuto

12:09 - 14/05/18 por Lusa

Política Moisés Ferreira

O deputado bloquista falava aos jornalistas em Aveiro, onde o BE está a realizar uma campanha junto de trabalhadores e utentes dos autocarros e dos transportes fluviais, que foram objeto de concessão por parte do Município.

Desde então, denuncia o Bloco, os motoristas "estão a ser obrigados a fazer jornadas de trabalho de 12, 13, 14 e 15 horas diárias".

"Isto é um ataque brutal não só aos trabalhadores, mas também à segurança dos utentes porque, como se percebe, os utilizadores do transporte público ficam mais fragilizados e com menor segurança se tiverem motoristas que estejam extenuados por horários de trabalho deste tipo", disse Moisés Ferreira aos jornalistas.

O deputado admite que "neste momento a lei que está em vigor está do lado dos patrões e permite que de alguma forma se possa fazer esse abuso sobre os direitos do trabalho".

"Defendemos a imposição de limites, ou seja, que não se permita que qualquer entidade patronal obrigue os trabalhadores a jornadas de trabalho desta dimensão. Voltaremos não só a questionar no Parlamento, mas também a propor iniciativas legislativas, no sentido de impor um limite diário da jornada de trabalho a que os trabalhadores são sujeitos", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório