Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Veto: PSD e CDS "não podem cantar vitória. Não podem"

Para a deputada socialista Isabel Moreira, o PSD e o CDS "falam como se Marcelo lhes tivesse dado razão. Não deu".

Veto: PSD e CDS "não podem cantar vitória. Não podem"
Notícias ao Minuto

08:40 - 11/05/18 por Filipa Matias Pereira

Política Isabel Moreira

Marcelo Rebelo de Sousa vetou, esta quarta-feira, o diploma que previa a mudança de género aos 16 anos. Esta legislação, recorde-se, foi aprovada no Parlamento com votos a favor de PS, BE, PEV e PAN e da deputada social-democrata Teresa Leal Coelho, a abstenção do PCP e votos contra do PSD e CDS-PP.

Este enquadramento político suscitou “curiosas reações do PSD e do CDS”, defende Isabel Moreira. “Falam como se Marcelo lhes tivesse dado razão. Não deu. Ambos os partidos votaram contra a autodeterminação da identidade de género em 2011 com relatórios médicos”, sustenta a deputada.

Na sua página oficial de Facebook, a socialista recorda ainda que “ambos votaram contra todos os artigos da lei objeto do veto, logo Marcelo não lhes deu razão quando não vetou a autodeterminação a partir dos 18, Marcelo não lhes deu razão quando não vetou a proteção das características sexuais das crianças intersexo (o PSD queria mesmo que os pais pudessem decidir), quando não vetou a proteção das crianças trans nas escolas (o seu nome social)”.

Perante isto, alega Isabel Moreira, “estes dois partidos não podem cantar vitória. Não podem”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório