Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

“Quem não faz coro com a teoria fantasiosa do ministro é maltratado”

Teresa Morais critica a falta de respostas do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, ouvido esta terça-feira no Parlamento.

“Quem não faz coro com a teoria fantasiosa do ministro é maltratado”
Notícias ao Minuto

20:20 - 08/05/18 por Melissa Lopes

Política Teresa Morais

"A Autoridade Nacional de Proteção Civil está ao rubro!”. A consideração é da social-democrata Teresa Morais e vem a propósito da instabilidade na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), intensificada esta segunda-feira com a demissão do comandante operacional António Paixão.

Teresa Morais sugere que o comandante se demitiu, não por razões pessoais como alegou, mas sim na sequência de “ uma convulsão interna gravíssima, onde nos bastidores se movimentam capelas e capelinhas”. E critica o facto de estarmos em maio e ainda não haver meios aéreos disponíveis.

Perante estes factos, e destacando que o Presidente deixou “clara a gravidade” da situação, a social-democrata realça que o ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, que esteve esta terça-feira a ser ouvido no Parlamento, conseguiu “palavrear durante 40 minutos sem tocar no assunto que inquieta o país”.

E quando “finalmente” se referiu ao assunto, fê-lo em duas frases, critica a deputada. “Uma para lamentar a saída do anterior comandante, por razões pessoais, claro (!) e outra para elogiar o novo, o quarto comandante em escassos meses”, sublinha, lamentando a falta de respostas à pergunta “incisiva” do deputado Luís Marques Guedes.

“O ministro tresleu, divagou, deambulou e não respondeu! Em face dos nossos protestos acusou os deputados do PSD de não contribuírem para o consenso nacional”, relata Teresa Morais, que conclui o seguinte: “Quem não faz coro com a teoria fantasiosa do ministro, se recusa a fingir que está tudo bem e se atreve a questionar o que interessa ao país é maltratado e insultado”.

“Uma vergonha! Como bem disse Marques Guedes ‘São Pedro nos proteja... Dependendo do governo só podemos esperar o pior’”, remata a social-democrata.

Apesar dos últimos acontecimentos, o Governo nega que se viva uma situação de caos na Proteção Civil, tendo vindo a defender que o país nunca esteve tão preparado para o combate aos fogos florestais como está agora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório