Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

PCP exige listas de devedores de todos os bancos intervencionados

O deputado comunista Miguel Tiago apresentou hoje no parlamento o pedido para o Banco de Portugal (BdP) disponibilizar as listas de grandes devedores de todos os bancos alvo de intervenção estatal e dos decisores desses créditos em falta.

PCP exige listas de devedores de todos os bancos intervencionados
Notícias ao Minuto

15:45 - 03/05/18 por Lusa

Política Miguel Tiago

"Da parte do PCP, é importante saber quem levou dinheiro dos bancos e não pagou porque é por isso ter acontecido que se justifica que o Estado tenha entrado no capital dos bancos ou tenha emprestado ou aplicado medidas de resolução e isso tudo já custou qualquer coisa como 20 mil milhões em ajudas públicas, incluindo no banco público", afirmou, nos passos perdidos.

O PSD já tinha anunciado na segunda-feira que iria solicitar o rol dos 50 maiores titulares de créditos em dívida para com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), igualmente na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Segundo tem sido noticiado, desde 2007, o sistema financeiro já beneficiou de injeções de mais de 17 mil milhões de euros, com as resoluções ou alienações parciais de BPN, BPP, BES e Banif, além do recente reforço de capital do banco público e dos empréstimos estatais a BPI e BCP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório