Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Barroso é património agrícola mundial. Parlamento congratula-se

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de congratulação apresentado pelo CDS-PP pela classificação da região do Barroso, que se estende pelos municípios de Boticas e Montalegre (Vila Real), como património agrícola mundial.

Barroso é património agrícola mundial. Parlamento congratula-se
Notícias ao Minuto

18:39 - 26/04/18 por Lusa

Política Vila Real

Esta classificação foi atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a cerimónia de entrega do certificado realizou-se no dia 19 de abril, em Roma, Itália, onde está sediado este organismo.

No texto, os democratas-cristãos salientam que esta região é "o primeiro território português a integrar o Sistema Importante de Património Agrícola Mundial e um dos primeiros a ser aprovado na Europa".

O território do Barroso foi designado primeiro sítio GIAHS - Sistema Importante do Património Agrícola Mundial em Portugal. Trata-se de uma iniciativa da FAO para a promoção e preservação do património agrícola.

O Barroso é uma região agrícola dominada pela produção pecuária e pelas culturas típicas das regiões montanhosas, onde se mantêm as formas tradicionais de trabalhar a terra ou tratar os animais.

As principais atividades são a criação de gado e a produção de cereais, o que deu origem a um mosaico de paisagem em que as pastagens antigas, as áreas de cultivo (campos de centeio e hortas), os bosques e as florestas estão interdependentes.

O comunitarismo é ainda um dos valores e costumes característico desta região, intimamente associado às práticas rurais de vida coletiva e à necessidade de adaptação ao meio ambiente.

O processo de candidatura à classificação do Barroso foi iniciado em 2016 pela Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), tendo sido, depois, formalizada junto da FAO pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

A candidatura envolveu ainda a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade do Minho (UM).

Os sítios GIAHS (Globally Important Agricultural Heritage Systems) são sistemas agrícolas vivos, envolvendo as comunidades humanas numa relação intrincada com o território, com a paisagem cultural e agrícola, bem como com o ambiente biofísico e social.

A FAO é uma organização intergovernamental que tem como objetivos alcançar a segurança alimentar para todos e garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos de boa qualidade para que possam levar uma vida ativa e saudável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório