Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Operação ambiental da PSP marcada por infrações de gestão de combustível

A PSP detetou 146 infrações em quatro dias, terminados no domingo, de uma operação ambiental, quase metade na área florestal, por incumprimento da obrigação de gestão de combustível numa faixa de 50 metros, anunciou hoje a entidade.

Operação ambiental da PSP marcada por infrações de gestão de combustível
Notícias ao Minuto

16:03 - 26/04/18 por Lusa

País Floresta

As infrações foram encontradas no âmbito da operação "Planeta Azul", iniciativa a marcar o Dia Mundial da Terra, celebrado no domingo, que envolveu 1.100 polícias em cerca de 370 operações, visando a proteção e a preservação do ambiente, refere um comunicado da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A operação teve como objetivo dar um contributo para o combate às alterações climáticas e para a preservação de espécies de fauna e flora em vias de extinção.

Promover a boa gestão de resíduos, apostando na sensibilização da comunidade e dos cidadãos e na responsabilização dos infratores foram outras das metas da operação "Planeta Azul".

Além das 70 infrações no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, por falta de gestão de combustível numa faixa de 50 metros, a PSP registou 32 incumprimentos relacionados com resíduos, com destaque para a falta de gestão de resíduos, a não separação entre fluxos e fileiras, como o plástico ou o vidro, e o abandono de lixo.

Através da operação "Planeta Azul", a PSP refere também 17 crimes de danos contra a natureza.

A PSP aponta ainda 53 apreensões de fauna no âmbito da Convenção sobre a Vida Selvagem e os Habitats Naturais na Europa, conhecida por Convenção de Berna, definida com o objetivo de conservar a flora e a fauna selvagens, com destaque para as espécies em perigo, através da cooperação entre países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório