Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Precisamos de uma nova revolução para libertar a Europa"

Yanis Varoufakis está em Lisboa nas comemorações do 25 de Abril. O antigo ministro das Finanças grego disse que a Revolução dos Cravos também é uma celebração sua e deixou duras críticas a Bruxelas mas também ao governo de Alexis Tsipras.

"Precisamos de uma nova revolução para libertar a Europa"
Notícias ao Minuto

16:23 - 25/04/18 por Fábio Nunes

País Varoufakis

O desfile das comemorações dos 44 anos do 25 de Abril conta com uma presença especial. Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia e uma das vozes mais críticas das políticas de austeridade na Europa, salientou que este também é um dia de celebração seu e do povo grego.

“O meu país, o seu país, Espanha, vivemos décadas de ditaduras fascistas. A vossa celebração também é a nossa celebração. Os povos de Portugal, Grécia e Espanha viam a União Europeia como um garante da democracia e da prosperidade e atualmente esse já não é o caso. A UE e, particularmente, a zona euro tornaram-se locais de austeridade, de deflação, de falta de esperança, de imigração dos nossos povos. E por isso, nós precisamos de uma nova revolução para libertar a Europa”, afirmou Varoufakis à TVI24.

O economista recorda que inicialmente os povos europeus olhavam de uma forma esperançosa para um bloco económico europeu, mas que isso mudou nos últimos anos. “As pessoas gostavam da ideia da União Europeia, mas agora estão céticas. A UE é uma fonte de problemas, não de soluções”, criticou.

Para Yanis Varoufakis o exemplo de Atenas é o mais flagrante das políticas de austeridade, mas não o único.

“A Grécia é o pior caso mas Portugal não está muito atrás. Têm um governo muito melhor do que o nosso, mas no final das contas têm um governo que aceita todas as ideias idiotas de Bruxelas e de Frankfurt. Essas políticas também afetam o povo alemão, eles também estão a sofrer com as mesmas políticas que estão a tentar implementar aqui”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório