Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Acolher mais 13 mil crianças com o mesmo número de funcionários

Em Agosto de 2011, foi aprovada uma directiva que maximizava as capacidades dos equipamentos já existentes. O objectivo do Governo era, na altura, atingir as 20.000 vagas. Entretanto, segundo dados divulgados pelo Jornal de Notícias (JN) já foram abertas mais 13.000 vagas, mas o número de funcionários continua o mesmo, o que "aflige" os profissionais.

Acolher mais 13 mil crianças com o mesmo número de funcionários
Notícias ao Minuto

09:47 - 20/08/13 por Notícias Ao Minuto

País Creches

Tem vindo a aumentar o número de crianças por sala, nas creches. Isto deve-se à proposta aprovada pelo Governo há dois anos, que previa um aumento de 20.000 vagas nas instituições.

Apesar de apenas se ter conseguido pouco mais de metade do pretendido – 13.000 vagas –, o número de funcionários é o mesmo que em 2011, o que significa menos crianças por cada profissional.

No caso nas salas dos bebés que ainda não começaram a andar o aumento foi de oito para 10 crianças. O mesmo aconteceu nas salas de crianças que estão a aprender a andar e que têm até 24 meses (acréscimo de 10 para 14 vagas), assim como nas salas dos 2 aos 3 anos (de 15 passou para 18).

Esta situação é "aflitiva" para os funcionários, essencialmente "na hora da higiene e da alimentação", explicou ao JN a educadora de infância Joana Trincadeiro, mostrando-se completamente contra a medida já que "cada criança requer muita atenção, que [assim] não pode ser dada".

Por outro lado, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascenção sublinhou ao JN "as alterações não são preocupantes e não degradam a qualidade do serviço", acrescentando, contudo, que "estamos aquém de chegar às 20.000 necessárias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório