Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

GNR apreende 300 kg de polvo. Sabe o que está em causa?

Esta espécie só pode ser capturada a partir de determinadas medidas, de forma a garantir a sua reprodução.

GNR apreende 300 kg de polvo. Sabe o que está em causa?
Notícias ao Minuto

16:11 - 20/04/18 por Filipa Matias Pereira

País Irregularidades

Esta quinta-feira, foram apreendidos 300 quilos de polvo e 50 quilos de rodovalho, na Gafanha da Nazaré. A apreensão, adianta o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, foi levada a cabo pela Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro.

A ação dos militares decorreu na sequência de uma “operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a captura, desembarque e comercialização de pescado fresco na lota de Aveiro”.

E foi aí que os militares da GNR verificaram “um desembarque de pescado sem o peso e sem as medidas regulamentares, ou seja, inferiores a 750 gramas, para o polvo vulgar (Octopus vulgaris) e 30 centímetros para o rodovalho (Scophthalmus rhombus)”, adianta a mesma fonte.

A GNR refere ainda que “a adoção e respeito de pesos e medidas mínimas de captura são fundamentais para permitir o crescimento e reprodução dos exemplares das espécies em causa”.

Os dois visados foram identificados e consequentemente foi elaborado o auto de notícia. Quanto ao pescado fresco, foi sujeito a inspeção higiossanitária e entregue a diversas instituições de solidariedade social da região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório