Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Granizo provocou "grandes prejuízos" em vinhas em Pinhel

As fortes chuvadas acompanhadas de granizo que se abateram sobre Pinhel, na sexta-feira e no sábado, causaram "grandes prejuízos" a cerca de 200 viticultores do concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente da Adega Cooperativa local.

Granizo provocou "grandes prejuízos" em vinhas em Pinhel
Notícias ao Minuto

14:48 - 10/09/12 por Lusa

País Intempérie

Segundo Agostinho Monteiro, o temporal afectou "duas zonas diferentes do concelho", causando danos nas vinhas, que ainda estão a ser apurados.

"Na sexta-feira caiu uma trovoada numa área localizada entre a cidade de Pinhel e a zona de Bogalhal, que deu bastante prejuízo. A outra trovoada, mais intensa e forte, caiu no sábado, na zona de Freixedas, Freixinho e Vendada, causando prejuízos enormes, havendo vinhas que estão completamente destruídas em termos de produção", relatou.

De acordo com Agostinho Monteiro, a intempérie "terá afectado entre 150 a 200 agricultores" do concelho de Pinhel.

"Na zona de Freixedas as vinhas ficaram sem uma única folha inteira e, com o Sol, as uvas começam a secar e a apodrecer", disse.

Adiantou que devido a esta situação, às geadas e ao verão que foi quente e seco, na região de Pinhel haverá este ano uma redução na produção de vinho "superior a 30%".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório