Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

"Fui sempre a favor de acordos que beneficiem os meus filhos"

Quase cinco anos depois de terem entrado em rota de colisão, Manuel Maria Carrilho e Bárbara Guimarães parecem ter enterrado o 'machado de guerra' ao firmar um acordo que encerra cerca de uma dúzia de processos que tinham um contra o outro. Ainda assim, nada os inibe de voltarem a recorrer à justiça. Ao Notícias ao Minuto, Carrilho fez sobressair ter estado sempre disponível para um acordo.

"Fui sempre a favor de acordos que beneficiem os meus filhos"
Notícias ao Minuto

08:35 - 20/04/18 por Tiago Miguel Simões

País Manuel M.Carrilho

Desde 2013, altura em que o divórcio mais mediático do país teve início, que as idas do ex-casal aos tribunais do Campus de Justiça se tornaram regulares. Pela primeira vez, desde então, Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho estão em sintonia e o 'adeus' às salas de audiência já está firmado.

A apresentadora da SIC e o ex-ministro da Cultura assinaram um acordo em sede de Tribunal de Família e Menores que põe fim a cerca de uma dúzia de processos que ambos tinham um contra o outro.

No acordo, sabe o Notícias ao Minuto, ficou assente que Bárbara Guimarães mantém a guarda da filha mais nova, Carlota, e Carrilho fica com a de Dinis Maria definitivamente. Isto porque o filho mais velho do casal já vive com o pai, ainda que em regime provisório, desde março de 2016, mês em que fugiu de casa da mãe.

O acordo foi feito sob o máximo sigilo, em janeiro, mais concretamente no dia 4, mas apenas foi confirmado pelo tribunal no início deste mês. Em aberto fica apenas o processo de violência doméstica que a apresentadora moveu ao ex-marido em outubro de 2013 e do qual o professor já foi absolvido. Neste momento, por recurso da apresentadora, o processo está entregue ao Tribunal da Relação.

Ainda que este inesperado acordo deixe cair os processos que estavam em curso envolvendo Bárbara e Carrilho, o mesmo não impede que novos processos sejam colocados por qualquer uma das partes. Segundo apurámos, o ex-ministro mantém as suas preocupações com Carlota desde o acidente em que Bárbara Guimarães se viu envolvida em outubro passado, quando bateu em nove carros e foi 'apanhada' com uma taxa de álcool no sangue considerada crime. Tal como a apresentadora confirmou em comunicado emitido à data.

Na altura, Carrilho colocou uma providência cautelar para resgatar a custódia da menina, algo que poderá ter levado Pedro Reis, advogado da apresentadora, a aceitar que a sua cliente acordasse tréguas com o ex-marido.

Ao Notícias ao Minuto, Manuel Maria Carrilho afirmou ter estado sempre aberto a um acordo. "Fui sempre a favor de acordos que beneficiem os meus filhos", referiu, dizendo também que os alegados problemas de alcoolismo da ex-mulher, que ao longo de todo o processo mencionou, poderão, mesmo após este acordo, levá-lo a tomar medidas legais. "Não me inibo de fazer o que for preciso", sublinhou apenas, sem querer tecer mais comentários sobre um caso que parece dado um passo de gigante em direção ao fim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório