Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Uma noite, três partos e bombeiros com “felicidade estampada no rosto”

Os Bombeiros Voluntários de Carcavelos e de São Domingos de Rana, numa só noite, registaram duas ocorrências para o nascimento de três meninas. Momentos que ficarão, certamente, eternizados nas suas memórias.

Uma noite, três partos e bombeiros com “felicidade estampada no rosto”

Três partos em duas ocorrências. Assim foi a noite de quarta para quinta-feira dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e de São Domingos de Rana. No mesmo turno, com poucas horas de diferença, o socorrista Pedro Santos, a enfermeira Andreia Cordeiro e a socorrista Sandra Alves assistiram aos primeiros minutos de vida de três meninas.

A primeira ocorrência aconteceu pelas 23h40 na localidade de Junqueiro. A chamada caiu no quartel já com a indicação que uma mãe, com cerca de 30 anos, tinha acabado de dar à luz, em casa, uma das filhas gémeas. Apesar de a gestação ser de apenas 35 semanas, as meninas não quiseram esperar nem pelos bombeiros. Quando Pedro, Andreia e Sandra chegaram já a mãe tinha uma das filhas ao colo e o pai a outra. As bebés tinham nascido no quintal da residência, mas todos estavam bem de saúde.

“Cortámos os cordões umbilicais, as minhas colegas assistiram as bebés enquanto eu assistia a mãe. Entretanto chegou o INEM e transportámos as três para o Hospital de Cascais”, conta Pedro ao Notícias ao Minuto.

Contudo, o turno ainda trazia mais surpresas. Pelas 4h20, outra chamada para parto iminente. Desta vez, na freguesia de São Domingos de Rana. A mulher acabou por ter a criança na casa de banho de casa antes mesmo de os operacionais conseguirem chegar ao local.

“Nós chegámos e a porta da residência estava trancada. A avó da bebé chegou pouco depois e deixou-nos entrar. Quando chegámos junto à mãe ela já tinha a menina nos braços. Prestámos os primeiros socorros e transportámos as duas também para o Hospital de Cascais, mas sem qualquer tipo de problema”, refere o socorrista dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana.

Um turno diferente, mas que, tal como o Comandante da Corperação garantiu no Facebook, deixou os bombeiros com a “felicidade estampada no rosto”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório