Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

UTAD integra grupo para controlo da vespa asiática no 'Douro Verde'

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) será um dos parceiros do grupo de trabalho que vai atuar na região do "Douro Verde" para controlo da vespa asiática, anunciou hoje fonte do projeto.

UTAD integra grupo para controlo da vespa asiática no 'Douro Verde'
Notícias ao Minuto

18:08 - 13/04/18 por Lusa

País Projeto

Segundo a fonte, o trabalho tem como principal foco, para além do controlo da espécie invasora, a minimização de prejuízos na produção de mel naquela sub-região que compreende os municípios de Baião, Amarante, Marco de Canaveses, Cinfães, Resende e parte de Penafiel.

O projeto envolverá, por isso, a organização ligada ao setor apícola, nomeadamente a associação de produtores de mel do Marão (APIMarão). Outras entidades do setor primário vão trabalhar em conjunto, como a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva e empresas produtoras de mel e derivados.

O projeto, consubstanciado no "Grupo Operacional para o Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa Velutina nigrithorax na produção apícola", é apoiado por fundos comunitários.

Segundo a entidade promotora, até ao final de 2019, estão previstas várias ações no terreno para monitorizar de forma científica o desenvolvimento da espécie invasora, apontando soluções técnicas para acabar com a sua proliferação no território e os impactos negativos que tem provocado nos produtores de mel.

Nos últimos anos, a vespa asiática tem provocado avultados prejuízos nos produtores de mel da serra do Marão e territórios próximos, que têm visto grande parte das suas colmeias destruídas pela espécie invasora, prejudicando a economia do território.

A Dolmen, Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Baixo Tâmega, é a entidade que lidera o projeto, tendo ainda como parceira a Associação de Desenvolvimento Rural do Vale do Sousa (Ader-Sousa).

O projeto vai ser formalmente apresentado no sábado, em Amarante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório