Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Neve em Lisboa? Não. Foi isto que aconteceu na tarde de terça-feira

IPMA clarifica suposta ocorrência de neve em algumas regiões da capital.

Neve em Lisboa? Não. Foi isto que aconteceu na tarde de terça-feira

Na tarde terça-feira, 10 de abril, várias pessoas garantiram que tinham visto nevar em alguns locais da região de Lisboa. O fenómeno levantou alguma discussão e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decidiu agora esclarecer o que realmente aconteceu naquele dia.

De acordo com o site do IPMA, a temperatura do ar durante a tarde de terça-feira apresentou valores da ordem de 10 a 12 ºC, tendo descido, temporariamente, para o valor mínimo de 8 ºC enquanto chovia intensamente. O que, segundo um estudo realizado em 2011 com dados de estações meteorológicas em Portugal Continental, faz com que seja muito improvável que tenha nevado na capital.

“Um estudo realizado em 2011 com dados de estações meteorológicas em Portugal Continental no período entre 1941 e 2009, identificou-se que 99,3% dos casos de neve se verificou com valores de temperatura do ar entre -7 °C e +5 °C, sendo que metade dos episódios teve lugar entre 1 °C e +1 °C”, lê-se na página de internet do IPMA.

Deste modo, e segundo o IPMA, o que terá acontecido na tarde de terça-feira, foi um “processo de precipitação com fusão de cristais de gelo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório