Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Passado mais meio ano, "MP continua a mostrar-se absolutamente incapaz"

Lembra a defesa de José Sócrates que esta quinta-feira "faz precisamente seis meses" que o Ministério Público do DCIAP "considerou ultimados os procedimentos de notificação da acusação que teria, finalmente, apresentado no processo" conhecido por operação Marquês.

Passado mais meio ano, "MP continua a mostrar-se absolutamente incapaz"
Notícias ao Minuto

16:55 - 12/04/18 por Ana Lemos

País Operação Marquês

Talvez a maioria não tenha noção, mas faz a defesa do antigo primeiro-ministro questão de sublinhar que esta quinta-feira, dia 12 de abril, "faz precisamente seis meses que o Ministério Público do DCIAP considerou ultimados os procedimentos de notificação da acusação" na operação Marquês, "com a entrega ou disponibilização aos arguidos e aos assistentes dos abundantes meios de prova em que afirmava basear as gravíssimas imputações feitas".

Acontece que, destaca o advogado Pedro Delille, "passado mais este meio ano, o Ministério Público do DCIAP continua a mostrar-se absolutamente incapaz de apresentar a acusação e o processo em tribunal com todos os meios de prova em condições de serem consultados, como é seu elementar dever".

"Face a esta extraordinária situação, é o próprio Juiz Dr. Carlos Alexandre que tem considerado verificada uma situação de justo impedimento para a defesa", insiste a defesa de Sócrates.

Mas "o caso é sério demais", reforçam os advogados contestando o facto de o processo continuar "retido como estando ainda na fase de inquérito; [de] os elementos que o Procurador escolhido para coordenar a investigação entregou ou disponibilizou, quando não desmentem de forma plena as acusações feitas, mostram-se rigorosamente inconclusivos ou contaminados por vírus diversos e de todo indignos e imprestáveis para consulta - como se passa com as famigeradas escutas, que constituiriam, na verdade, de acordo com os próprios acusadores, as únicas justificações para as calúnias assim insustentavelmente mantidas".

Serve esta argumentação para a defesa do antigo primeiro-ministro reforçar que "mais de seis meses depois do envio da famosa acusação para os jornais, televisões e redes sociais e quase cinco anos depois do início formal deste processo, o Ministério Publico continua, afinal, sem ter apresentado qualquer verdadeira e formal acusação contra José Sócrates".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório