Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Comandante de navio e piloto absolvidos em acidente de 2017

O Tribunal de Matosinhos absolveu hoje o comandante do navio 'Erasmos' e um piloto de barra do Porto de Leixões que estavam acusados de condução perigosa na sequência de um acidente ocorrido em 16 de janeiro de 2017.

Comandante de navio e piloto absolvidos em acidente de 2017
Notícias ao Minuto

15:20 - 11/04/18 por Lusa

País Matosinhos

Durante a leitura da decisão judicial, a magistrada referiu que os arguidos deveriam ter tido em conta que algo poderia ter corrido mal, mas considerou que não houve negligência grosseira.

Além disso, entendeu como "credíveis e coincidentes" os depoimentos dos suspeitos que, em audiência de julgamento, afirmaram que cumpriram as regras estabelecidas.

Os dois homens vinham acusados de condução perigosa, considerando que violaram as normas de segurança marítima e portuária.

Em causa está o choque do navio de carga com um petroleiro no Porto de Leixões, a 16 de janeiro de 2017, que, segundo a acusação, provocou danos de 2,3 milhões de euros no posto B do terminal de petroleiros e mais quatro milhões de euros de prejuízos no petroleiro.

Aquando do acidente, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) esclareceu que o navio cargueiro geral "Erasmos", fruto de uma avaria no leme, embateu contra o navio petroleiro "Blue Emerald", que estava atracado no posto B do terminal, tendo sofrido danos graves ao nível do casario.

Devido ao choque, a infraestrutura do terminal petroleiro sofreu avarias, referiu, acrescentando que do acidente não resultou qualquer derrame devido ao sistema de libertação do navio, nem vítimas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório