Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Incêndios: IP dinamizam ações de voluntariado nos concelhos afetados

Mais de 100 trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) participaram hoje numa ação de reflorestação em Pedrógão Grande, estando previstas mais iniciativas em concelhos afetados pelos incêndios de 2017.

Incêndios: IP dinamizam ações de voluntariado nos concelhos afetados
Notícias ao Minuto

17:53 - 10/04/18 por Lusa

País Trabalhadores

Mais de 700 espécies autóctones de árvores foram hoje plantadas pelos trabalhadores da IP junto ao IC8, num terreno em Pedrógão Grande com cerca de um hectare, numa ação de voluntariado que partiu da iniciativa dos funcionários daquela entidade.

Esta ação "faz parte de uma ação de voluntariado mais ampla, mais vasta", por parte dos trabalhadores, que propuseram ao conselho de administração da IP "várias ações similares a esta, de reflorestação, e outras ações que têm a ver com a reconstrução de um parque infantil e um parque de merendas", disse o presidente da entidade, António Laranjo, após assinar um protocolo com a Câmara de Pedrógão Grande, um dos municípios mais afetados pelo grande incêndio de 17 de junho de 2017.

"A empresa dispensa as pessoas para este trabalho. São os trabalhadores da IP que têm este espírito de solidariedade e que querem oferecer o seu próprio trabalho e disponibilidade", salientou.

Para o futuro, já está pensada para breve uma ação em Mira, "para um parque de merendas e um parque infantil", sendo expectável várias outras ações em concelhos afetados pelos incêndios, referiu.

António Laranjo sublinhou que esta "não é uma ideia do conselho de administração. É uma ideia que nasce dos trabalhadores que entenderam promover um conjunto de ações e o conselho de administração deu, de imediato, luz verde".

A Infraestruturas de Portugal garante apoio logístico no transporte e o dia de trabalho "fica por conta da empresa", explicou.

Questionado pela agência Lusa sobre o processo de limpeza nas estradas e ferrovias, António Laranjo sublinhou que está "a correr bem".

"Está a decorrer com todas as nossas capacidades alocadas no terreno. Mais do que as nossas capacidades, com tudo aquilo que é a capacidade de contratação que existe, da disponibilidade dessas empresas", vincou, referindo que há uma procura "imensa" das empresas que garantem os trabalhos de limpeza e gestão de combustível.

Sobre se ficará tudo pronto a tempo, António Laranjo afirmou que a IP vai chegar a todos os milhares de quilómetros de estrada "no tempo que seja possível chegar".

"O que importa é ter todos os meios colocados no terreno. Tudo aquilo que é possível fazer estamos a fazer", frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório