Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

O 112 tem novo modelo operacional. Saiba quando ligar

O número europeu de emergência (112) deixou de estar centrado apenas em Lisboa sendo que passará a operar também do Porto. 73% dos 10 milhões de chamadas registadas para o 112 não se tratam de emergências.

O 112 tem novo modelo operacional. Saiba quando ligar
Notícias ao Minuto

11:11 - 06/04/18 por Tiago Miguel Simões

País Emergência

O número europeu de emergência (112) sofreu, em Portugal, uma alteração no seu modelo de serviço. “Foi concluído o complexo processo de migração para o novo modelo do serviço 112.pt em Portugal Continental” que até então era “exclusivamente operado por polícias do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa” agora passa para um modelo assente em “dois centros operacionais” um em Lisboa e outro no Porto. 

Estes centros “cobrem a totalidade do território nacional e asseguram a necessária redundância entre si”, lê-se no comunicado da Direção Nacional da PSP. 

“O 112 está sob a gestão operacional da Polícia de Segurança Pública e integra operadores de primeira linha da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana e elementos de ligação das diferentes instituições, com responsabilidade nas áreas de emergência médica, proteção civil e segurança pública” 

Anualmente o 122 atende quase 10 milhões de chamadas das quais 73% são “sobre ocorrências ou assuntos que não são emergências”, por isso saiba em que situações deve marcar o número de emergência. 

Quando marcar o 112? 

a)  Quando ocorram crimes graves, especialmente os que  que façam perigar a vida e integridade física de pessoas, ou se esses crimes terem acabado de ser praticados;

b)  Quando ocorram doenças súbitas graves que façam perigar a vida e integridade física de pessoas;

c)  Quando ocorram acidentes que envolvam feridos graves ou mortos ou criem riscos graves para os restantes utentes da via pública;

d)  Quando ocorram catástrofes que criem riscos para a segurança das populações e dos seus bens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório