Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"O Presidente de Portugal não comenta o que se passa num país irmão"

Marcelo Rebelo de Sousa recusou hoje falar da decisão do Supremo Tribunal Federal do Brasil sobre a prisão de Lula da Silva, afirmando que "o Presidente de Portugal não comenta o que se passa num país irmão".

"O Presidente de Portugal não comenta o que se passa num país irmão"
Notícias ao Minuto

13:42 - 05/04/18 por Lusa

País Casos

O chefe de Estado foi questionado sobre este assunto por um jornalista brasileiro, à saída do VI Seminário Luso-Brasileiro de Direito, agora denominado Fórum Jurídico, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde esteve ao lado do juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil Gilmar Mendes.

"O Presidente de Portugal não comenta o que se passa num país irmão. Somos irmãos", respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando: "Tal como eu não comento o que se passa em casa de meus irmãos, e não gosto que eles comentem o que se passa em minha casa, também não comento o que se passa em casa de um país irmão, com o qual temos relações únicas, singulares e irrepetíveis de séculos no passado e de muito futuro à nossa frente".

Na véspera, Gilmar Mendes participou na votação do 'habeas corpus' apresentado pela defesa do antigo Presidente do Brasil Lula da Silva para impedir a sua prisão antes da transitada em julgado, e votou favoravelmente, mas o recurso acabou rejeitado pelo Supremo Tribunal Federal, por seis votos contra cinco.

Ao vê-lo de volta a Lisboa, à entrada da Faculdade de Direito, o Presidente da República comentou: "Então já cá está? É omnipresente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório