Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Casos de Sarampo voltam a subir. Há quatro novos infetados

Após um período de aparente acalmia do surto, os números de infetados voltam a subir.

Casos de Sarampo voltam a subir. Há quatro novos infetados
Notícias ao Minuto

13:32 - 04/04/18 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País DGS

Nos últimos dias, o surto de Sarampo aparentemente passava por um período de acalmia. Mas esta quarta-feira, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direção Geral da Saúde (DGS), o número de infetados voltou a subir: há mais quatro novos casos confirmados da doença.

Ainda segundo o comunicado publicado no site da DGS, até ao momento "há 217 casos negativos e 14 em investigação", sendo que ao longo do surto já foram "identificados 90 casos, 86 dos quais já estão curados".

Os casos confirmados aconteceram todos em adultos, sendo que 49 eram mulheres e 13 não estavam vacinados. Destes 90, 74 pessoas eram profissionais de saúde.

Segundo a DGS, o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Este organismo do Ministério da Saúde indica que "os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório