Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Estudantes vão contra os veteranos de Coimbra e garantem garraiada

Movimento critica o Conselho de Veteranos que mudou a sua posição face ao tema.

Estudantes vão contra os veteranos de Coimbra e garantem garraiada
Notícias ao Minuto

16:39 - 03/04/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Polémica

Menos de 24 horas depois de o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra ter decidido, em reunião, acabar com a tradicional garraiada na Queima das Fitas, o movimento Coimbra dos Estudantes reage indo contra o decidido por aquele organismo estudantil.

Em comunicado, enviado ao Notícias ao Minuto, o movimento faz saber que a “garraiada vai realizar-se”, pese embora a posição do Conselho de Veteranos. No entanto, o evento ocorrerá “à margem da Queima das Fitas”.

Esta posição, refere o movimento, surge em “defesa dos valores democráticos e, acima de tudo, pelo direito de poder escolher”, algo que não foi assegurado pelo Conselho de Veteranos que, ao alterar a sua decisão, lançou um “ataque a uma academia que se quer inclusiva e respeitadora”.

Recorde-se que, a 13 de maio, foi realizado um referendo na Universidade de Coimbra com 5.638 estudantes a participarem e com 70,7% dos universitários a votarem pela não realização da garraiada.

No entanto, a palavra final seria do Conselho de Veteranos que, num primeiro momento, ignorou o resultado do referendo, mantendo a realização do evento. Esta posição foi alterada ontem durante uma reunião daquele organismo, com a maioria dos veteranos a votar pelo fim da garraiada no programa oficial da Queima das Fitas da cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório