Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sismo de magnitude 3.8 registado nos Açores

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que sismo aconteceu às 19h08 (20h08 em Lisboa).

Sismo de magnitude 3.8 registado nos Açores
Notícias ao Minuto

20:21 - 02/04/18 por Anabela de Sousa Dantas

País IPMA

Foi esta segunda-feira registado um sismo de magnitude 3.8 nos Açores, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O epicentro teve lugar a cerca de 30 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Capelo, no concelho da Horta, mas terá sido sentido em toda a ilha do Faial. 

Os Bombeiros do Faial indicaram ao Notícias ao Minuto que receberam alguns telefonemas de habitantes, mas motivados pela preocupação, não havendo registo de feridos ou danos.

A Proteção Civil e Bombeiros dos Açores acrescenta, paralelamente, que "está a acompanhar a situação" mas que não há motivo para preocupação, sendo a zona propícia este tipo de eventos.

Recorde-se que a localidade do Capelo é conhecida pelo seu complexo vulcânico.

Na página do IPMA é possível já verificar a existência de uma réplica de magnitude 2, que ocorreu cerca de 20 minutos depois do primeiro tremor de terra.

A Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, ainda, medidas de autoproteção, sobretudo para na ocorrência de réplicas. Sugere, nomeadamente, que não se acendam fósforos nem isqueiros, porque pode haver fugas de gás e pede que se limpem produtos inflamáveis que se possam ter derramado.

[Notícia atualizada às 20h44]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório