Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo elogia "serenidade" dos militares portugueses atacados em África

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a "determinação e serenidade" demonstrada no sábado passado pelos militares portugueses em missão na República Centro-Africana, depois de terem sido atacados por um grupo armado.

Marcelo elogia "serenidade" dos militares portugueses atacados em África
Notícias ao Minuto

16:19 - 02/04/18 por Lusa

País Presidentes

Numa mensagem colocada hoje no 'site' da Presidência na Internet, o chefe de Estado afirma ter falado telefonicamente com o comandante da Força Nacional Destacada na República Centro Africana, a quem sublinhou "o apreço pela forma como os militares portugueses intervieram, no passado sábado, em Bangui, durante uma patrulha de rotina".

"Tendo sido alvejados por tiros de armas ligeiras, disparadas por um grupo armado a coberto de mulheres e crianças, os militares portugueses souberam reagir a esta situação complexa com determinação e serenidade, não tendo sofrido qualquer baixa", acrescenta a mesma nota.

Em declarações aos jornalistas, no final de uma iniciativa no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que o comandante da força portuguesa na República Centro Africana lhe relatou "como é que tinha ocorrido a primeira intervenção das forças, e o sucesso que tinha tido, em condições muito difíceis".

"Durante várias horas tiveram de enfrentar uma situação em que mulheres e crianças serviram de escudo, fazendo quase o impossível, que é resistindo, ripostando, não atingindo esses escudos humanos e não havendo feridos, de um lado e de outro, e restabelecendo uma situação de relativa calma num bairro muito difícil de Bangui", descreveu o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas.

O Presidente da República reafirmou que transmitiu aos militares portugueses em missão naquele país africano "a solidariedade e o apreço pela forma excecional como intervieram" e considerou que é "precisamente pela sua excelência" que "são tão admirados lá fora".

"Estamos em permanente contacto, é evidente que o contacto continua ao longo dos próximos dias, das próximas semanas, dos próximos meses", frisou.

Há uma semana, acompanhado do ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa visitou os militares portugueses que integram a missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA) e a missão de treino da União Europeia naquele país, expressando orgulho por estarem entre "os melhores do mundo, em terra, no ar e no mar".

"Aqui está também o Comandante Supremo das Forças Armadas, aquele que, além de se orgulhar dos portugueses porque são portugueses, se orgulha dos militares portugueses porque são militares portugueses, que são os melhores militares do mundo, foram sempre, mas são cada vez mais", declarou, numa intervenção perante o contingente que se encontra em missão na República Centro-Africana, disponibilizada em vídeo pela Presidência da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório