Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Saúde pública: Apreendidas 78 carcaças de animais por abate clandestino

Durante as ações de fiscalização, foram instaurados sete processos-crime pelo ilícito criminal contra a saúde pública e efetuadas seis detenções.

Saúde pública: Apreendidas 78 carcaças de animais por abate clandestino
Notícias ao Minuto

16:06 - 02/04/18 por Melissa Lopes

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) executou nos últimos dias um conjunto de operações de fiscalização no âmbito do combate ao abate clandestino, tendo em conta o risco para a saúde pública, associado ao consumo de animais provenientes de atividades ilícitas desta natureza.

Como resultado das ações empreendidas de Norte a Sul do país, dá conta a ASAE em comunicado, foram instaurados sete processos-crime pelo ilícito criminal contra a saúde pública, designadamente relativo a abate clandestino e efetuadas seis detenções em flagrante delito.

Destaca-se, na Região Centro, a apreensão de 65 carcaças de leitões em dois assadores ilegais, com a suspensão das respetivas instalações, por falta de requisitos gerais e específicos de higiene.

Paralelamente, foram igualmente apreendidas 13 carcaças de cabritos e borregos, assim como 16 kg de carne de ovino, nomeadamente, em explorações pecuárias e talhos e diverso material utilizado para o abate dos animais.

Foram apreendidas ainda 36 carcaças de leitão por falta de requisitos de higiene no transporte.

O valor total das apreensões ascendeu a um montante superior a 5.600 euros. 

As operações em causa, sublinha a ASAE no comunicado, "tiveram presente o facto de, tradicionalmente, na época da Páscoa existir um maior consumo de carne de espécies animais suscetíveis de, eventualmente, serem alvo de abate clandestino, o que constitui um risco, se comprovada a inexistência de competente inspeção sanitária e abate fora de matadouros licenciados". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório