Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Pensou no pior? Fim de semana praticamente sem chuva

Mau tempo vai poupá-lo este fim de semana, pelo menos se se encontrar no Continente, onde as previsões apontam para uma baixa probabilidade de precipitação hoje e amanhã.

Pensou no pior? Fim de semana praticamente sem chuva
Notícias ao Minuto

06:40 - 31/03/18 por Melissa Lopes

País IPMA

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), durante este fim de semana (sábado e domingo de Páscoa) não ocorrerá precipitação na maior parte do território continental, havendo, no entanto, uma baixa probabilidade de ocorrência de precipitação no litoral Norte e, até ao início da manhã de sábado, ainda poderão ocorrer aguaceiros no Norte e Centro.

Relativamente ao vento e à agitação marítima, estes irão enfraquecer até ao final da manhã. E as temperaturas, essas, vão começar a subir ao longo do fim de semana com máximas a atingirem valores próximos de 20ºC na região Sul e no litoral Norte e Centro no domingo, sendo as mínimas previstas ainda inferiores a 10ºC. 

O cenário para as Ilhas é, contudo, outro. Para este sábado, nos Açores, devido à passagem de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva por vezes forte passando a aguaceiros.

O vento deverá soprar forte com rajadas até 75 km/h. Situação que melhorará no domingo, no entanto ainda deverão ocorrer por vezes aguaceiros. O vento deverá continuar a soprar forte com rajadas entre 60 a 75 km/h. Na segunda-feira, dia 2 de abril, não deverá ocorrer precipitação e o vento irá soprar de noroeste com rajadas até 70 km/h.

Na Madeira, o estado do tempo irá ser condicionado essencialmente pelo anticiclone localizado a oeste-sudoeste dos Açores, que irá enfraquecer temporariamente permitindo a passagem de superfícies frontais. Irá predominar a nebulosidade e a ocorrência de precipitação será em especial nas vertentes norte e terras altas da ilha da Madeira.

O vento será do quadrante norte, soprando temporariamente do quadrante oeste sobretudo no domingo. A agitação marítima que se faz sentir levou a Capitania do Funchal a recomendar que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo, um aviso que se mantém até às 18 horas deste sábado. 

De um modo geral, e apesar do mau tempo se ter feito sentir nestas mini-férias da Páscoa, saliente-se que tais condições meteorológicas não foram suficientes para falarmos de uma tempestade com nome próprio. A tempestade Irene continua, assim, em 'lista de espera', não se sabendo ainda o dia em que esta chegará. 

Segunda e terça-feira, a chuva vai regressar ao território continental, prevendo-se períodos de chuva ou aguaceiros, com queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para os 1000/1200 metros na terça-feira, dia 3, e o vento voltará a intensificar, em especial no litoral e terras altas, bem como a agitação marítima na costa ocidental. A temperatura irá descer gradualmente nestes dias, em especial a máxima, de acordo com o IPMA. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório