Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo explicou que a detenção, efetuada pelo Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez, ocorreu na quinta-feira.
"Dizendo ser amigo do padre da paróquia local, no intuito de ganhar a sua confiança, tentou vender-lhe pendentes dourados de bijuteria, de valor muito reduzido, como se fossem peças em ouro, solicitando à idosa elevadas quantias", especificou a GNR.
Segundo aquela força policial, a "vítima, ao verificar que estava a ser alvo de uma tentativa de burla, chamou um vizinho em voz alta, mandando o suspeito embora, reação que obrigou o burlão a fugir do local".
"Através das características do indivíduo e com base nos dados recolhidos, a GNR realizou uma operação policial no sentido de localizar o suspeito. A viatura utilizada pelo burlão acabou por ser encontrada num parque de estacionamento de uma superfície comercial, o que permitiu detê-lo no interior das instalações comerciais".
Os militares envolvidos na operação, que contou com o apoio da Polícia de Segurança Pública, apreenderam "artigos usados na tentativa de burla, nomeadamente, 21 fios, 12 pendentes e dois brincos".
O suspeito foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.