Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Casos confirmados de sarampo sobem para 82

No balanço divulgado esta sexta-feira pela Direção Geral de Saúde aparecem registados mais quatro novos casos de sarampo.

Casos confirmados de sarampo sobem para 82
Notícias ao Minuto

13:50 - 30/03/18 por Notícias Ao Minuto

País DGS

Há quatro novos casos de sarampo registados, aumentando assim para 82 o número de casos confirmados. A nota divulgada hoje pela Direção Geral de Saúde informa ainda que já há 71 casos curados e das onze pessoas com a doença, duas estão internadas em "situação o clínica estável".

Dos casos investigados, 197 foram considerados negativos e há ainda 20 casos sob observação. "A maioria dos casos tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto", referem, acrescentando que "está em curso a investigação epidemiológica detalhada da situação, que inclui a investigação laboratorial de todos os casos".

Recordam também que "o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde 4 dias antes até 4 dias depois do aparecimento da erupção cutânea" e que "os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal".

[Notícia em atualizada às 13h58]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório