Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal: O alerta britânico e o possível apoio logístico a 'jihadistas'

Ataques terroristas em Portugal "não podem ser descartados", avisou o Reino Unido, no mesmo dia em que o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) relembrou a possibilidade de Portugal ser usado como ponto estratégico para 'jihadistas'.

Portugal: O alerta britânico e o possível apoio logístico a 'jihadistas'
Notícias ao Minuto

08:40 - 30/03/18 por Sara Gouveia

País Segurança

O Reino Unido alertou, esta quinta-feira, para a possibilidade de ataques terroristas em Portugal, especialmente durante a Páscoa, pedindo nas suas recomendações aos cidadãos britânicos que pensem visitar Portugal que estejam particularmente atentos e "vigilantes nesta altura".

"Os ataques podem ser indiscriminados, incluindo lugares visitados por estrangeiros",  pode ler-se na nota publicada no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

O Reino Unido deixou mesmo uma lista de recomendações  para tentar minimizar o risco de ser apanhado no meio de um atentado. Entre elas, o governo recomenda que os cidadãos britânicos estejam atentos "às notícias sobre o país e a região", e que tenham atenção quando estiverem em "zonas religiosas". 

Recorde-se que esta chamada de atenção ocorreu no mesmo dia em que o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), referente a 2017, apesar de ter classificado a ameaça terrorista em Portugal como moderada, recordar que o país pode ser utilizado como plataforma de apoio para os 'jihadistas', quer como forma de passagem, quer como apoio logístico.

O relatório refere, no entanto, que "continuam a não ser identificadas referências específicas" ao país na propaganda difundida por organizações terroristas, mas recorda que Portugal enfrenta riscos semelhantes aos de um conjunto de países da Europa, pois não é imune ao terrorismo.

Já antes do relatório ter sido divulgado também o ministro dos Negócios Estrangeiros tinha chamado a atenção dos portugueses para o terrorismo. "Todos os portugueses" estão sujeitos à ameaça terrorista, alertou Augusto Santos Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório