Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Eleições intercalares na freguesia de Croca marcadas para 27 de maio

O Governo marcou para o dia 27 de maio a realização de eleições intercalares na freguesia de Croca, no concelho de Penafiel, foi hoje publicado em Diário da República.

Eleições intercalares na freguesia de Croca marcadas para 27 de maio
Notícias ao Minuto

13:06 - 29/03/18 por Lusa

País Penafiel

Em despacho assinado pelo secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel, recorda-se a comunicação ao Governo, em 5 de fevereiro de 2018, do presidente da Câmara de Penafiel, que dava conta da renúncia de vários membros efetivos e suplentes da Assembleia de Freguesia de Croca.

Com aquela renúncia, lê-se ainda no despacho do secretário de Estado, esgotou-se "a possibilidade de substituições e, assim, não existem condições de funcionamento do órgão por inexistência do número legalmente necessário de membros em efetividade de funções".

A situação política em Croca que conduziu à marcação de novas eleições decorre da inexistência de maioria absoluta na Assembleia de Freguesia. O PS, liderado por António Libano, ganhou as eleições de outubro (47,87%), mas a coligação PSD/CDS e um grupo de independentes, no conjunto, obtiveram mais mandatos (5) do que os socialistas (4).

Face à impossibilidade de acordo na assembleia para a constituição do executivo, vários elementos da oposição acabaram por renunciar aos mandatos, provocando a falta de quórum e a convocação de eleições intercalares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório