Meteorologia

  • 07 JUNHO 2023
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 25º

Jovens nas Forças Armadas? É preciso "dar acesso ao mercado de trabalho"

O ministro da Defesa defendeu hoje que a atração de jovens para as Forças Armadas passa por dar garantias de "acesso ao mercado de trabalho no final dos contratos" e por uma estratégia para o recrutamento feminino.

Jovens nas Forças Armadas? É preciso "dar acesso ao mercado de trabalho"

Na Assembleia da República, numa conferência sobre "recrutamento militar" promovida pela comissão parlamentar de Defesa, Azeredo Lopes sublinhou que estão em curso estudos pela Direção-Geral de Recursos de Defesa que ditarão medidas a adotar.

"É também desse autoquestionamento que há de resultar, seja uma maior eficácia das estratégias a adotar com vista ao recrutamento e à retenção dos nossos jovens - hoje, em média, muito mais qualificados que há dez ou vinte anos -, seja uma maior justeza das garantias a dar de acesso ao mercado de trabalho no final dos contratos, seja até uma estratégia mais consolidada para o recrutamento no feminino", defendeu.

Os estudos em curso incidem "sobre a perceção dos jovens relativamente às Forças Armadas e dos militares relativamente à própria profissão", adiantou Azeredo Lopes, sustentando que virão "a revelar-se determinantes na conceção e aplicação de medidas concretas" sobre o recrutamento e retenção de militares.

O ministro da Defesa expôs algumas das dificuldades de recrutar e reter militares, com "o problema demográfico e de envelhecimento da população" à cabeça, mas também a "tradição de alimentação da estrutura militar a partir das bases - por oposição, por exemplo, ao paradigma industrial, onde à contratação de jovens que iniciam a sua carreira se associa a contratação de especialistas experientes".

"Aquele que alguns alegam ser o desfasamento entre as expectativas e anseios das gerações mais jovens - que são as gerações das redes sociais, da dita democratização do acesso à esfera pública e à opinião, que são as gerações da relação porventura atenuada, porventura apenas própria, com a disciplina e a autoridade -, o aparente desfasamento, dizia, entre as nossas novas gerações e o imaginário militar", sustentou.

Uma estratégia de recrutamento passará necessariamente pela sensibilização e o esclarecimento "do que é hoje a missão e os desafios que se colocam à Defesa Nacional e às Forças Armadas".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório