Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Santarém quer acolher 50 anos da revolução com recriação da época

Santarém quer acolher, em 2024, as comemorações oficiais dos 50 anos da Revolução de Abril e, até lá, "marcar a agenda" com um grande espetáculo de recriação da época, que este ano "recuperará os 13 anos da guerra colonial".

Santarém quer acolher 50 anos da revolução com recriação da época
Notícias ao Minuto

16:14 - 27/03/18 por Lusa

País 25 de Abril

O programa das comemorações do 25 de Abril, apresentado hoje em conferência de imprensa pela associação cultural Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém e pelo município, começa na próxima terça-feira com um tributo a Salgueiro Maia e tem o seu ponto alto na noite de dia 24, com o espetáculo "61-Abril-74 -- Da Guerra à Liberdade", uma produção multidisciplinar que envolve mais de 150 participantes.

Tiago Fernandes, que produz o espetáculo juntamente com Carlos Oliveira, disse à Lusa que pela Parada Chaimite da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC) passarão cerca de 120 pessoas -- entre atores, músicos, bailarinos, declamadores de poesia --, em 15 cenas que retratam "vários acontecimentos históricos e sociais" do período entre o início da guerra colonial, em 1961, até à saída das tropas dos quartéis na noite de 24 de abril de 1974, em particular da coluna liderada pelo então capitão Salgueiro Maia que partiu da EPC, em Santarém.

Este espaço, que terá um palco elevado e mil lugares sentados, poderá receber até 8.500 pessoas, disse, tendo a vereadora com o pelouro da Cultura, Inês Barroso, sublinhado a aposta em atrair à cidade visitantes de todo o país.

Jorge Rodrigues, vereador com o pelouro do Património, afirmou que Santarém tem a decorrer uma candidatura para acolher as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, em 2024, querendo, até lá, celebrar a data "em crescendo".

A realização de um grande espetáculo de recriação da época na noite de 24 de abril foi ensaiada pela primeira vez em 2017, com "Esta é a madrugada que eu esperava", a partir de um texto do coronel Correia Bernardo sobre as quatro horas que antecederam a saída da EPC da coluna comandada por Salgueiro Maia, que será reposto em 2019, nas comemorações dos 45 anos da que ficou conhecida como a Revolução dos Cravos.

O espetáculo deste ano conta com a participação de grupos e associações das freguesias de Alcanede, Pernes e Vale de Figueira e da cidade, como o Círculo Cultural Scalabitano (CCS, com as suas várias valências), o Conservatório de Música, o Centro Dramático Bernardo Santareno, o Teatrinho, a Aqui Há Gato, o Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra, atores e músicos.

O programa, que conta com um financiamento municipal de 35.000 euros, inclui ainda espetáculos, como "Rosas de Ermera", dia 04 de abril no Teatro Sá da Bandeira, com a presença do realizador Luís Filipe Rocha, o comemorativo dos 50 anos de percurso de Francisco Fanhais, no dia 07, no Convento de S. Francisco, com as participações de João Afonso, de Rui Pato e do Coro do CCS, numa organização da Associação José Afonso -- AJA Santarém, e ainda o promovido pelos agentes culturais do concelho, em parceria com as juntas de freguesia, "Abrilarte", no dia 14.

Duas exposições cedidas pelo Museu do Neorealismo -- uma sobre Alves Redol e outra sobre Manuel da Fonseca -- vão estar patentes, de 12 a 28 de abril, no Fórum Actor Mário Viegas, do Centro Cultural Regional de Santarém, espaço que vai ainda acolher a apresentação do livro "Mulheres da Clandestinidade", pela autora, Vanessa de Almeida, e por Manuela Bernardino, e a palestra "Vamos falar sobre prostituição", por Sandra Benfica, do Movimento Democrático de Mulheres.

No dia 25, além da cerimónia evocativa da data, no Jardim dos Cravos, realizam-se atividades desportivas e de animação infantil, um "almoço festivo" no antigo refeitório da ex-EPC, convívio e Encontro de Coros na Igreja da Graça, sendo ainda reposto o Mural do 25 de Abril, datado da década de 1970, restaurado por um dos artistas envolvidos na pintura original, César Pires, e por um seu antigo aluno, Francisco Camilo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório