Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Conservadora ganhou concurso em 2017 e... nunca foi ao local de trabalho

Trabalhadores da Conservatória de Ponte da Barca irão realizar vigília de protesto amanhã a propósito de situação "caricata", mas "muito prejudicial".

Conservadora ganhou concurso em 2017 e... nunca foi ao local de trabalho
Notícias ao Minuto

12:34 - 27/03/18 por Inês André de Figueiredo

País Ponte da Barca

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) estará amanhã, quarta-feira, numa vigília e manifestação pacífica na frente da Conservatória de Ponte da Barca, para chamar a atenção para uma situação “caricata e muito prejudicial para os serviços”, tendo em conta que a Conservadora designada desde julho “nunca compareceu no local de trabalho”.

O protesto será feito entre as 8 e as 9 horas, antes de o estabelecimento abrir, para não prejudicar os utentes, e além dos trabalhadores do local, estarão também presentes os advogados e solicitadores igualmente afetados pela falta da Conservadora.

“Tendo o lugar de Conservador de Ponta da Barca ficado vago, ganhou o concurso uma Conservadora (no caso, oriunda do quadro de Vendas Novas) que assim passou a detentora oficial aquele lugar em Junho do ano passado. Detentora mas não de facto. A nova Conservadora tomou posse (Julho 2017) mas nunca assumiu o lugar, nunca foi sequer aos serviços de Ponte da Barca, porque o IRN entendeu, entrando, colocar a referida dirigente no Arquivo Central do Porto… onde existem já 12 Conservadoras”, explica um  comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Os trabalhadores asseguram que os serviços têm sido assegurados mas há “matérias que são da exclusiva competência da Conservadora, fazendo com que os cidadãos de Ponde da Barca se vejam assim privados desses serviços”.

“A situação absurda que se vive em Ponte da Barca é prova evidente de que o atual Conselho Directivo do IRN não está cumprir a sua mais elementar missão que é a de assegurar a satisfação do interesse público naquilo que são os registos públicos em Portugal, ao serviço da coesão social”, refere o sindicato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório