Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

António Costa insiste que esforço nacional de limpeza "é prioridade"

O primeiro-ministro realçou que se desperdiçou "muito tempo" ao longo de 12 anos e que, como tal, o esforço de limpeza é "gigantesco" e absolutamente "prioritário".

António Costa insiste que esforço nacional de limpeza "é prioridade"
Notícias ao Minuto

17:42 - 24/03/18 por Fábio Nunes

País Notícias

António Costa está este sábado envolvido em ações de campanha de sensibilização da limpeza da floresta. O primeiro-ministro falou aos jornalistas em Torres Vedras e insistiu que essa é a principal prioridade.

“Prevenir é melhor do que remediar. Neste momento é prioritário que cada um faça no momento certo aquilo que deve ser feito. Até ao dia 31 maio devemos fazer o grande esforço para eliminação das condições de risco porque quanto menor for o risco menor é a probabilidade de virmos a ter uma tragédia”, destacou o Chefe de Estado.

No entanto, António Costa está ciente da magnitude desta tarefa. “Ao longo destes 12 anos desperdiçou-se muito tempo. Na ferrovia, por exemplo, nunca se fez este esforço de limpeza”. O primeiro-ministro realçou que “o trabalho, como viram pelos números, é gigantesco”.

Preparar melhor aldeias mais isoladas é outro dos objetivos do Governo e das autoridades nacionais.

“É muito importante que haja um esforço de dotar as aldeias de kits de informação, de planos de evacuação, de planos de emergência e a Proteção Civil está a preparar para o mês de maio a realização de um conjunto de simulacros tendo em vista preparar em cada povoação as medidas que devem ser adotadas em caso de tragédia”.

Questionado pelos jornalistas se já tinha lido o relatório dos incêndios de outubro, o primeiro-ministro disse que ainda não leu “a totalidade do relatório”.

“É um relatório que merecer ser lido com calma para serem tiradas todas as ilações. É certamente um contributo muito importante para melhorar as condições” de prevenção e combate aos incêndios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório