Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ministra da Justiça ajuda reclusos a limpar mata na prisão de Alcoentre

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, participou hoje na limpeza das matas que circundam o Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, onde 15 reclusos estão a receber formação de sapador florestal.

Ministra da Justiça ajuda reclusos a limpar mata na prisão de Alcoentre
Notícias ao Minuto

13:57 - 24/03/18 por Lusa

País Incêndios

Este curso é o primeiro a ser ministrado no sistema prisional português e teve início no dia 01 de março, terminando no mês de maio.

Ao final desta manhã, com intuito de "dar o exemplo", Francisca Van Dunem calçou as luvas e colocou o capacete para ajudar nos trabalhos de limpeza dos terrenos em torno do estabelecimento prisional, ressalvando que o objetivo não passa por "colocar os reclusos a limpar matas".

"Nós não temos um papel específico para os reclusos, nem para os serviços prisionais. Estamos aqui a fazer aquilo que pedimos aos privados. Estamos a limpar a nossa floresta", afirmou aos jornalistas a ministra da Justiça.

A governante referiu que o objetivo passa por dotar os reclusos interessados em participar nesta formação de "competências técnicas e profissionais em matéria de questões florestais.

"Vai-lhes conferir uma certificação que lhes permitirá, uma vez em liberdade e existindo uma resposta do mercado, terem uma profissão ligada a esta área", sublinhou.

Francisca Van Dunem explicou que a escolha deste estabelecimento se deve ao facto de se situar numa zona com terreno florestal: "Isto vai reproduzir-se por outros estabelecimentos, mas aqui existem condições práticas. Há coisas que só se aprende na prática, pondo a mão na massa", ressalvou.

A formação ministrada no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no distrito de Lisboa, é assegurada por quatro formadores (dois engenheiros agrícola, um engenheiro florestal e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Azambuja) e é frequentada por 15 formandos em regime aberto.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e outros membros do Governo estão hoje em diferentes zonas do país a assistir e a participar em iniciativas de limpeza de mato e de apresentação de projetos no âmbito da prevenção de fogos, num conjunto de iniciativas organizadas em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório