Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Governo confirma morte de cidadão português em ataque no Sul de França

O secretário de Estado das Comunidades confirmou esta sexta-feira a morte de um português no ataque terrorista no sul de França.

Governo confirma morte de cidadão português em ataque no Sul de França
Notícias ao Minuto

18:36 - 23/03/18 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Oficial

"Confirma-se a morte de um português. Foi confirmado pelas autoridades francesas aos nossos serviços consulares", disse à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, que está a regressar a Lisboa depois de ter estado em Paris a informar-se sobre o ataque desta sexta-feira que vitimou um cidadão luso.

O governante afirmou que não se sabe ainda se o português agora confirmado como uma das vítimas do atentado era o motorista ou outro ocupante da viatura que o atacante roubou em Carcassonne.

"Não temos ainda dados da identificação que nos permitam poder ser mais assertivos nomeadamente em relação à informação de outro cidadão que se encontraria hospitalizado. A informação de que dispomos neste momento é a de confirmação de que, entre as vítimas mortais, está uma de nacionalidade portuguesa", afirmou.

O secretário de Estado, que lamentou os "trágicos acontecimentos contra os valores fundamentais da Europa e de Portugal", afirmou que a situação continuará a ser acompanhada.

"Continuaremos a acompanhar a circunstância, mostrando toda a disponibilidade dos nossos serviços consulares em Toulouse, em articulação com a nossa embaixada em Paris, para todo o apoio que venha a ser necessário e para garantir as diligências junto das autoridades francesas, tendo em vista garantir os procedimentos indispensáveis no apoio à família, quer para garantir a sepultura ou eventualmente a transladação", referiu.

Porém, a SIC Notícias adiantava ao início da tarde de hoje que a vítima de nacionalidade portuguesa seria um jovem de 27 anos, natural da região de Coimbra, e que estava em França há cerca de dois anos. O português seria o condutor do carro que o autor do ataque roubou para depois de barricar num supermercado. 

Até ao momento estão confirmadas quatro vítimas mortais, incluindo o atirador e mais de uma dezenas de feridos, três dos quais em estado grave. Ainda não é, porém, claro se o cidadão português faz parte das quatro vítimas ou se fazia parte dos três feridos graves.

Fontes próximas da investigação citadas pela agência France-Presse disseram que, antes do ataque ao grupo de polícias e do sequestro no supermercado, o suspeito terá morto uma pessoa e ferido outra, com um tiro na cabeça, para roubar a viatura em que seguiam.

Depois, já ao volante do veículo roubado, passou pelo grupo de polícias e disparou seis tiros, ferindo um deles num ombro, e seguiu para Trèbes, a cerca de 10 quilómetros, onde entrou no supermercado Super U e fez reféns.

O sequestro no supermercado começou cerca das 11h15 locais (10h15 em Lisboa) e o assalto foi lançado às 14h25 (13h25 em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório