Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Autarca falta a limpeza de mato com ministra por não querer 'show off'

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, vai faltar a uma iniciativa de limpeza de mato e gestão de combustível marcada para sábado, com a presença da ministra do Mar, por não ser "um político de 'show off'".

Autarca falta a limpeza de mato com ministra por não querer 'show off'
Notícias ao Minuto

16:12 - 22/03/18 por Lusa

País Viseu

"Eu sou um político de ação. O trabalho que estamos a fazer é sério, no terreno, de sensibilização e de preparação dos meios para a época de incêndios. Nunca fiz limpeza de matas, portanto, não é para aparecer na fotografia que agora vou simular que estou a fazer", afirmou hoje aos jornalistas o autarca social-democrata, no final da reunião de Câmara.

A ministra Ana Paula Vitorino estará no sábado numa iniciativa de corte de mato junto ao Centro Meteorológico de Viseu, marcada para as 10:30.

Almeida Henriques disse que tem "de criar as condições para que as matas sejam limpas" e dar o exemplo nas suas próprias propriedades, mas que não alinha "neste tipo de ações", apesar de pretender receber a ministra "com toda a cordialidade".

"Obviamente que acompanharemos, facilitaremos tudo e mais alguma coisa, mas não é esta a postura do presidente da Câmara, nem nunca será", acrescentou.

Segundo Almeida Henriques, caberá ao vice-presidente da autarquia, que é o responsável pela proteção civil, "fazer o acompanhamento, porque é esse o seu pelouro".

"Agora, eu não serei apanhado numa fotografia a fazer uma coisa que viola a minha forma de ser e a minha forma de estar na vida", frisou.

Durante a reunião de Câmara, o autarca criticou a "falta de investimento do Governo na manutenção de equipamentos", concretamente as estradas.

"Espero que efetivamente a Infraestruturas de Portugal faça o seu papel, que não o tem feito", considerou, dando como exemplo o antigo Itinerário Principal (IP) 5, que está num "estado calamitoso", com "o piso todo partido e erva por todo o lado".

Almeida Henriques apontou ainda como exemplos deste desinvestimento na manutenção de equipamentos o hospital de Viseu, os centros de saúde e as escolas.

"Estou preocupado com este cortar das unhas rentes que tem sido feito nos últimos dois anos. Mesmo no período de intervenção da 'troika' houve sempre alguma preocupação com a manutenção deste tipo de equipamentos", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório