Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Sobreiro Assobiador vence concurso de Árvore Europeia do Ano

O sobreiro português Assobiador, árvore com mais de 200 anos, ganhou o concurso 'European of The Year 2018'. Esta foi a primeira vez que Portugal participou no concurso para Árvore Europeia do Ano.

Sobreiro Assobiador vence concurso de Árvore Europeia do Ano
Notícias ao Minuto

18:01 - 21/03/18 por Melissa Lopes

País Bruxelas

O vencedor do concurso europeu da árvore do ano de 2018 foi revelado esta quarta-feira, em Bruxelas, na presença de 200 participantes. O Sobreiro Assobiador de Águas de Moura, Portugal, ganhou com 26.606 votos, seguido pelos Ulmeiros ancestrais de Cabeza Buey (22.332 votos) e pelo 'Ancião das Florestas de Belgorod' (21.884 votos).

O Assobiador deve o nome ao som originado pelas inúmeras aves que pousam nos seus ramos. Plantado em 1783, este sobreiro já foi descortiçado mais de vinte vezes. Com 234 anos, o Assobiador está classificado como 'Árvore de Interesse Público' desde 1988.

Em nome do Sobreiro Assobiador, Nuno Calado, secretário-geral da UNAC - União da Floresta Mediterrânica, recebeu o original troféu de madeira que passa de vencedor a vencedor a cada ano,. 

"Estamos extremamente felizes em trazer reconhecimento a Portugal, através do concurso 'European Tree of the Year'. Este sobreiro representa uma enorme contribuição para a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas, a luta contra as alterações climáticas, além da contribuição para a economia portuguesa", afirmou.

Referiu ainda que "o futuro dos sobreiros e dos Montados depende dos produtores agroflorestais, da escolha do consumidor por vinhos com rolhas de cortiça e de políticas públicas que possam promover elevados níveis de biodiversidade e atividades económicas sustentáveis".

Os vários países reuniram-se em torno das 13 árvores candidatas que competem pelo título 'European Tree of the Year', promovendo energicamente os seus candidatos favoritos durante o mês de fevereiro. O Cerca de 200 mil votos pessoas votaram na sua árvore de eleição durante o período de votação.

Depois do top 3, os resultados da votação foram os seguintes: 

4- O castanheiro sobrevivente de Zengővárkony, Hungria

5- O Carvalho Gilwell, Reino Unido

6- Macieira de Bošáca, Eslováquia

7- O Plátano maciço - o símbolo de Trsteno, República da Croácia

8- Sequóias de Yuchbunar, Bulgária

9- Nogueira em Kvasice, República Checa

10- O abeto das bruxas, Lituânia

11 - Choupo Helena, Polónia

12- A tília do país antigo, Bélgica

13- Carvalho de Cajvana, Roménia

Para rever as histórias das outras árvores em concurso, pode fazê-lo através do site do evento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório