Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Primavera chega 'vestida' de inverno, com descida das temperaturas

Quando os ponteiros do relógio marcarem 16h15, a primavera chegará. Porém, vem acompanhada de céu nublado e de descida das temperaturas.

Primavera chega 'vestida' de inverno, com descida das temperaturas
Notícias ao Minuto

10:10 - 20/03/18 por Filipa Matias Pereira

País Equinócio

Hoje, dia 20 de março, quando os ponteiros do relógio marcarem 16h15, Portugal receberá oficialmente a Primavera. Este é, refira-se, o instante que assinala o início da primavera no hemisfério norte – uma estação do ano que, a título de curiosidade, se prolongará por 92,79 dias até ao próximo solstício, que ocorrerá no dia 21 de junho às 11h07.

Mas, a Primavera não chega como o sol e as temperaturas amenas que são seu apanágio. Hoje, pelo menos, ‘vestir-se-á’ de inverno. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ao longo desta terça-feira vão registar-se períodos de céu muito nublado e vento moderado a forte na faixa costeira ocidental. Além disso, o céu apresentar-se-á pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade até final da tarde.

Há ainda possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no litoral oeste até ao final da manhã e no interior das regiões Centro e Sul durante a tarde.

Quanto ao vento, soprará de fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, moderado a forte (25 a 45 km/h) e com rajadas até 70 km/h na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

A Primavera chega igualmente com uma descida da temperatura mínima e uma ligeira descida da máxima na região Sul. No interior Norte e Centro há ainda probabilidade de formação de gelo ou geada.

Para a região da grande Lisboa, em particular, o IPMA prevê em geral céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da tarde. Até ao final da manhã, alerta ainda o Instituto, há possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, com o vento a soprar de moderado (até 35 km/h) a forte (até 40 km/h) com rajadas até 70 km/h.

Por sua vez, o Porto ‘acordou’ esta manhã de terça-feira com céu pouco nublado, podendo apresentar períodos de maior nebulosidade até meio da tarde. Prevê-se, porém, a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã. A previsão de descida de temperatura vem acompanhada com vento moderado (até 30 km/h) de norte.

Quanto às temperaturas previstas para hoje, Lisboa oscilará entre os 7ºC de mínima e os 13ºC de máxima, Porto terá 5ºC de mínima e 14ºC de máxima e em Beja estarão 4ºC de mínima e 14ºC de máxima. Já em Bragança, na Guarda e em Viseu o frio sentir-se-á com maior intensidade, já que as mínimas são de - 1ºC, 1ºC e 0ºC, respetivamente. Quanto às máximas, para Bragança prevêem-se 11º, para Guarda 7º e para Viseu 12º. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório