Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Greve dos médicos para maio dá mais tempo para negociar, crê ministro

O ministro da Saúde disse hoje que terá mais tempo para negociar com os sindicatos dos médicos, num comentário à greve nacional que as duas principais estruturas convocaram para maio, optando uma por desistir da paralisação em abril.

Greve dos médicos para maio dá mais tempo para negociar, crê ministro
Notícias ao Minuto

19:28 - 19/03/18 por Lusa

País Campos Fernandes

"Dá-nos mais tempo para negociar e conversar (...) para que possamos também ir ao encontro de três ou quatro pontos que ainda estão em aberto", afirmou à Lusa Adalberto Campos Fernandes, manifestando estar disponível para ir "tão longe quanto possível na satisfação das expectativas" dos médicos.

"O nosso limite é o da capacidade que temos com os recursos que temos", acentuou, depois de ter participado no encerramento da conferência "Desafios da inovação e segurança de informação", na Faculdade de Medicina de Lisboa.

Os dois sindicatos médicos decidiram hoje convocar uma greve nacional conjunta para os dias 08, 09 e 10 de maio.

A decisão foi anunciada à agência Lusa no final de uma reunião do Fórum Médico pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

A FNAM tinha inicialmente previstos três dias de greve para abril, mas, segundo o dirigente João Proença, os dois sindicatos decidiram convergir e agendar uma paralisação conjunta de três dias para maio.

Entre as reivindicações dos sindicatos tem estado a redução da lista de utentes por médico de família e a diminuição de 18 para 12 horas semanais de serviço de urgência obrigatório.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório